Uma Bússola Giroscópica é semelhante a um giroscópio, ela identifica o norte verdadeiro utilizando eletricidade, volantes de inércia girando em alta velocidade, atrito ou outras forças a fim de explorar leis básicas da física e da rotação da Terra, estas são muito utilizadas em navios.
Esta é uma roda que gira montada em balancins de modo que o eixo da Rod é livre para se orientar para qualquer lado. Quando ele é girado a alta velocidade seu eixo se mantém apontado para um pólo celeste devido à lei da conservação do momento angular, da mesma forma que uma roda normalmente mantém sua orientação original em relação a um ponto fixo o espaço sideral. Enquanto a Terra gira, um observador estacionário na superfície vai ver que o eixo do giroscópio dará uma volta completa sobre si mesmo a cada vinte e quatro horas. Mas tais giroscópios não podem ser normalmente utilizados para navegação marítima. O ingrediente crucial que deve ser adicionados para que o giroscópio possa apontar o norte verdadeiro é um mecanismo que aplica um torque sempre que o eixo da bússola não está apontado para o norte.
Uma bússola giroscópica pode ser sujeita a certos erros. Estes incluem erros de velocidade, onde as mudanças bruscas de velocidade e latitude causam desvios antes que o giroscópio possa ajustar-se. Na maioria dos navios modernos, um GPS ou outros dados de navegação auxiliares podem enviar dados para o giroscópio, permitindo que um pequeno computador calcule a correção necessária. Como alternativa, um design baseado em uma tríade ortogonal de fibra óptica ou anel de giroscópios a laser podem eliminar esses erros, pois eles dependem de nenhuma parte mecânica, em vez de usar os princípios da diferença de caminho ótico para determinar a taxa de rotação.
Karine Andreola
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