sábado, 6 de agosto de 2011

Inteligência das Crianças


          A inteligência não aparece repentinamente como um mecanismo inteiramente montado e completamente diferente de tudo o que havia antes. Pelo contrário ela aparece como uma continuidade de processos anteriores, alguns dos quais inato. Desse modo para entender a inteligência em si mesmo é preciso analisar o surgimento de hábitos e o exercício dos reflexos. Ao nascer a criança já tem pronto uma série de comportamentos necessários à sobrevivência. Estes comportamentos são instintivos e servem entre outras coisas para manter a postura do bebê, realizar a digestão, enfim alguns comportamentos essenciais ao início da adaptação do indivíduo ao meio. Estas atividades à medida que são realizadas vão se sistematizando em comportamentos mais complexos.
            Tomemos o exemplo da sucção que vai se tornando mais eficiente a cada mamada e, além disso, quase todas as crianças treinam a sucção entre uma mamada e outra. Pode-se também observar que as crianças que chupam bico fazem isto mais intensamente quando estão interessadas em algum fenômeno novo. Mais adiante ocorre o que se chama de fase oral e todas as coisas, objetos e até pessoas interessantes são levadas à boca para serem sugadas.
            Assim um comportamento inato é exercido se tornando mais perfeito e depois se generaliza para outras coisas além do seio materno.
            A adaptação progressiva dos esquemas reflexos pressupõe a organização dos mesmos. Observações desta natureza levaram Piaget a propor que a psicologia começava com os exercícios que desenvolviam os comportamentos inatos. Em outras palavras a inteligência apenas será possível a partir da ação própria dos sujeitos.
            Do mesmo modo que qualquer órgão do corpo se desenvolve à medida que funciona a inteligência se desenvolve a partir do exercício de todas as coisas que os bebês conseguem fazer.
            Com o desenvolvimento da inteligência o sujeito se torna cada vez mais adaptado ao meio podendo inclusive transformar este meio através de suas ações. Conclui-se através do exposto que toda brincadeira de criança é coisa muito séria e essencial para seu desenvolvimento cognitivo.

Leandro Demari

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