A vida humana em sociedade não teria sido possível sem sistemas de signos que permitissem a comunicação. A ciência da linguística começou a se desenvolver quando os homens começaram a fazer perguntas sobre a linguagem que embasava sua civilização.
Linguística é a ciência que estuda a linguagem, o termo foi empregado pela primeira vez em meados do século XIX, para distinguir as novas diretrizes para o estudo da linguagem, em contraposição ao enfoque filológico mais tradicional. A filologia ocupa-se principalmente da evolução histórica das línguas, tal como se manifestam nos textos escritos e no contexto literário e cultural associado. A linguística tende a dar prioridade à língua falada e à maneira como ela se manifesta em determinada época.
Os linguistas encontraram nas idéias renovadoras de Saussure o ponto de partida para desenvolver novos métodos e teorias. Foi o caso da chamada escola de Praga, surgida em 1926 e formada entre outros pelo linguista de origem russa Nikolai Trubetskoi, Serguei Karcevski e Roman Jakobson. No I Congresso Internacional de Lingistas realizado em Haia em 1928, os integrantes da escola de Praga assinalaram a importância da fonologia da língua.
Leandro Demari
Nenhum comentário:
Postar um comentário