sábado, 6 de agosto de 2011

Automóvel


            Foi resultado de uma longa e lenta evolução, pois ainda durante a Renascença, no século XV, o pintor e inventor italiano Leonardo da Vinci projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. Esta idéia, porém nunca saiu do papel, e o automóvel só começou a ganhar vida três séculos depois, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor. Bastou isso ocorrer para que o engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot criasse, em 1769, a carruagem movida a vapor, primeiras versões do que viria ser o automóvel.
            A invenção de Cugnot demorou um pouco para se popularizar, mas em 1800 já existiam ônibus a vapor circulando pelas ruas de Paris. Esses veículos que funcionavam queimando carvão eram pesados, barulhentos e fedorentos, o que levou a ser proibidos na Inglaterra, onde os trens já eram o principal meio de transporte.
            O automóvel como o conhecemos exigia um novo salto tecnológico, que foi dado com a invenção do motor a explosão e a descoberta de que se podia usar petróleo como combustível, o que ocorreu a partir de 1850.
            No final do século XIX, dois engenheiros alemães, Karl Benz e Gottlieb Daimler, montaram duas fábricas concorrentes de automóveis movidos à gasolina, sendo assim considerados os pioneiros do carro moderno.
            Daimler e Benz iriam se uniram em 1926, criando a Daimler Benz, ou seja, carros com o nome de Mercedes Benz, que inclusive ainda são vendidos hoje. Todos os primeiros quilômetros da evolução desta máquina foram percorridos na Europa.
            Os Estados Unidos, que até o início do século XX só copiavam os avanços tecnológicos, mudaram essa história em 1908, quando o industrial Henry Ford passou a produzir carros padronizados em massa.
            A origem do carro:
1769 - Modelo pioneiro: Foi o engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot quem construiu o primeiro carro movido a vapor. A máquina planejada originalmente para transportar peças de artilharia do exército francês, podia levar até quatro pessoas, mas não ultrapassava os 3 km/h.
1850 - Novidade explosiva: O inventor Belga Etienne Lenoir criou um motor a explosão que usava g’as como combustível. Essa inovação, aperfeiçoada pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto, substituiria o motor a vapor e seria fundamental para a evolução do automóvel.
1886 - Três ou quatro rodas: Considerado um dos pais da versão moderna do automóvel, o engenheiro alemão Karl Benz foi quem patenteou o primeiro carro com motor de explosão, movido a gás ou petróleo. Mas o triciclo era difícil de dirigir e Benz sofria para controlá-lo nas demonstrações publicas.
            De um brinquedo para os ricos, o veículo se tornou um bem acessível, com essa popularização levou à construção de estradas e ruas asfaltadas, influenciando a evolução das cidades e da vida moderna.
            Por este motivo que o século XX foi diversas vezes chamado de “o século do automóvel”.
 
Leandro Demari

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