É um utensílio culinário elétrico que serve para transforme em purê uma grande variedade de alimentos, transformando frutas, legumes em líquidos homogêneos, para vitaminas, sopas entre outros.
Toda a inconveniência de ter um enorme motor acoplado a uma pequena peça acabou em 1931, quando o primeiro liquidificador com motor próprio, e muito menor, foi fabricado e comercializado em Chicago, inventado em 1922 por Stephen Poplawski é basicamente formado por uma base com um motor elétrico que faz rodar um pequeno conjunto de lâminas no fundo de um recipiente onde se colocam os alimentos a triturar. Um aparelho relacionado com este é a varinha mágica, em que o copo está separado do motor.
Em 1922 Stephen Poplawski finalizou a configuração clássica que caracteriza um liquidificador, constituído de um copo com lâminas móveis fixadas ao fundo, movidas por um motor elétrico compacto onde o copo é encaixado. Com seu invento, Poplawski criou a Stevens Electric, primeiro fabricante de um liquidificador, e passou a abastecer as lanchonetes que serviam bebidas gaseificadas e vitaminadas, muito populares até os anos 50 nos Estados Unidos.
No Brasil, o ex-funcionário da General Electric Waldemar Clemente, dono de uma empresa de produtos elétricos, a Walita, aprimorou o aparelho da Turmix criando em 1944 seu próprio liquidificador, o walita Nêutron. O nome liquidificador foi inventado pelo Senhor Clemente e passou a designar para sempre o aparelho.
Ao longo dos anos 80 e 90, muitos ferramentais de liquidificadores e extratores de suco, bem como inovação feitas pela Philips foram adquiridas por várias empresas, especialmente provenientes da china, que abastecem hoje praticamente todo o mercado mundial com liquidificadores baseados nos produtos Walita, derivados dos Turmix, que por sua vez, remontaram do primeiro liquidificador Waring.
Joel Briansini
Nenhum comentário:
Postar um comentário