sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Liquidificador

            É um utensílio culinário elétrico que serve para transforme em purê uma grande variedade de alimentos, transformando frutas, legumes em líquidos homogêneos, para vitaminas, sopas entre outros.
            Os primeiros liquidificadores surgiam em 1904, nos Estados Unidos, o modelo era uma espécie de liquidificador misturado com batedeira. O mesmo continha um motor elétrico movido à correia de transmissão, tendo sido usado principalmente na mistura de substâncias químicas e na fabricação de milkshakes. Em 1910, surgiram os primeiros liquidificadores para uso doméstico.
            Toda a inconveniência de ter um enorme motor acoplado a uma pequena peça acabou em 1931, quando o primeiro liquidificador com motor próprio, e muito menor, foi fabricado e comercializado em Chicago, inventado em 1922 por Stephen Poplawski é basicamente formado por uma base com um motor elétrico que faz rodar um pequeno conjunto de lâminas no fundo de um recipiente onde se colocam os alimentos a triturar. Um aparelho relacionado com este é a varinha mágica, em que o copo está separado do motor.
            Em 1922 Stephen Poplawski finalizou a configuração clássica que caracteriza um liquidificador, constituído de um copo com lâminas móveis fixadas ao fundo, movidas por um motor elétrico compacto onde o copo é encaixado. Com seu invento, Poplawski criou a Stevens Electric, primeiro fabricante de um liquidificador, e passou a abastecer as lanchonetes que serviam bebidas gaseificadas e vitaminadas, muito populares até os anos 50 nos Estados Unidos.
            No Brasil, o ex-funcionário da General Electric Waldemar Clemente, dono de uma empresa de produtos elétricos, a Walita, aprimorou o aparelho da Turmix criando em 1944 seu próprio liquidificador, o walita Nêutron. O nome liquidificador foi inventado pelo Senhor Clemente e passou a designar para sempre o aparelho.
            Ao longo dos anos 80 e 90, muitos ferramentais de liquidificadores e extratores de suco, bem como inovação feitas pela Philips foram adquiridas por várias empresas, especialmente provenientes da china, que abastecem hoje praticamente todo o mercado mundial com liquidificadores baseados nos produtos Walita, derivados dos Turmix, que por sua vez, remontaram do primeiro liquidificador Waring.

Joel Briansini

Nenhum comentário:

Postar um comentário