sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Microprocessador

             O primeiro microprocessador comercial foi inventado pela Intel em 1971, para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial. A Intel projetou o 4004 que era um circuito integrado programável que trabalhava com registradores de 4 bits, 46instruções, clock de 740Khz e possuía cerca de 2300 transistores.
            Percebendo a utilidade desse invento a Intel prosseguiu com o desenvolvimento de novos microprocessadores: 8008(o primeiro de 8 bits) e a seguir o 8080 e o microprocessador 8085. O 8080 foi um grande sucesso e tornou-se a base para os primeiros microcomputadores pessoais na década de 1970 graças ao sistema operacional. Da Intel saíram alguns funcionários que fundaram a Zilog, que viria a lançar o microprocessador Z80, com instruções compatíveis com o 8080 (embora muito mais poderoso que este) e também de grande sucesso. A Motorola ganhou destaque quando implantou o 68000, de 12 mh/z a 16 bits, no Neo-Geo, um poderoso Árcade da SNK que posteriormente ganharia a versão AES e CD, todos eles com o mesmo hardware inicial.
            Em 1981 a IBM decidiu lançar-se no mercado de computadores pessoais um dos primeiros microprocessadores de 16 bits, o 8088 (derivado do seu irmão 8086 lançado em 1978) que viria ser o avô dos computadores atuais. A Aplle nos seus computadores Macintosh utilizava os processadores da Motorola, a família 68000 (de 32bits).
            O microcomputadores popularmente chamado de processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo, tomada de decisão de um computador, executa operações aritméticas, lógica booleana, além de entrada e saída, permitindo a comunicação com outros dispositivos periféricos. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções.
            O microprocessador moderno é um circuito integrado formado por uma camada chamada de mesa epitaxial de silício, trabalhada de modo a formar um cristal de extrema pureza, laminada até uma espessura mínima com grande precisão, depois cuidadosamente mascarada por um processo fotográfico e dopada pela exposição a altas temperaturas em fornos que contêm misturas gasosas de impurezas. Este processo é repetido tantas vezes quanto necessário à formação da micro arquitetura do componente.
            Responsável pela execução das instruções num sistema, o microprocessador escolhido entre os disponíveis no mercado, determina em certa medida a capacidade de processamento do computador e também o conjunto primário de instruções que ele compreende. O sistema operativo é constituído sobre este conjunto.
            O próprio microprocessador subdivide-se em várias unidades, trabalhando em altas freqüências. A ULA (Unidade Lógica Aritmética), unidade responsável pelos cálculos aritméticos e lógicos e os registradores são parte integrantes do microprocessador na família x86.
            Embora seja a essência do computador, o microprocessador é diferente do micro controlador, está longe de ser um computador completo.  

Joel Briansini

Nenhum comentário:

Postar um comentário