O forno micro-ondas é um aparelho eletrodoméstico que permite preparação rápida de alimentos para o consumo humano ou de animais. Não se devem colocar utensílios de cozinha de metal, nem organismos vivos. O aquecimento ocorre por causa da excitação das moléculas de água dos alimentos.
A ideia de usar micro-ondas para cozinhar alimentos foi descoberta por Percy Spencer que trabalhava que trabalhava na empresa Raytheon, fabricando magnetrons para aparelhos de radar. Um dia estava trabalhando num aparelho de radar ativo quando observou uma sensação repentina e estranha, e viu que uma barra de chocolate que tinha no seu bolso tinha derretido. Percy não era nenhum estranho, às descobertas e experiências, devido ao seu suporte a cento e vinte patentes e entendeu perfeitamente o que tinha acontecido. O primeiro alimento a ser cozinhado deliberadamente com micro-ondas foram pipocas, e segundo um ovo, que cozinhou de dentro para fora e explodiu devido à pressão.
Como podemos ver, tendo em conta o exposto acima, a radiação eletromagnética deve-se à vibração dos elétrons nas cavidades ressonantes. Maxwell em 1865 fez um estudo sobre os fenômenos elétrico e magnético chegando às equações de Maxwell, chegando graças a estas a mostras que um campo elétrico variável produz um campo magnético variável inverso. As dimensões destas cavidades são calculadas para que as ondas tenham uma freqüência de 2450 MHz. Uma parte destas ondas é encaminhada para o guia de ondas ou antena, graças a diversos meios de acoplamento. O guia de onda transmite estas pela cavidade do forno, onde vão permitir cozer os alimentos.
Joel Briansini
Nenhum comentário:
Postar um comentário