É um satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha, foi lançado pela agência espacial estadunidense, NASA em vinte e quatro de abril de 1990, a bordo do Vaivém Espacial, este telescópio já recebeu várias visitas espaciais da NASA para a manutenção e para a substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.
Desde a concepção original em 1946, a iniciativa de construir um telescópio espacial sofreu inúmeros atrasos e problemas orçamentais. Logo após o lançamento para o espaço, o Hubble apresentou uma aberração esférica no espelho principal que parecia comprometer todas as potencialidades do telescópio. Porém a situação foi corrigida numa missão especialmente concebida para a reparação do equipamento em 1993, o telescópio tornou-se uma ferramenta vital para a astronomia. Imaginado nos anos 40, projetado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990 o telescópio espacial Hubble foi batizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a astronomia ao constatar que o Universo estava se expandindo.
A história do Hubble pode ser rastreada até 1923 quando Hermann Oberth publicou o foguete no Espaço Planetário onde mencionou como um telescópio poderia ser lançado em órbita da Terra por um foguete.
http:pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_espacial_Hubble
Karine Andreola
Nenhum comentário:
Postar um comentário