sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Endorfina

             A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer. Diferente de outra droga, ela é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia, bem estar e é sinônimo de saúde.
            As endorfinas foram descobertas em 1975, foram encontrados vinte tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a Beta Endorfina a mais eficiente, pois a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro, esta é composta por trinta e um aminoácidos.
            Atualmente sabemos que a endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o hormônio de crescimento (GH) e o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) que estimula a produção de adrenalina e cortisol. Após uma maratona observou-se aumento nos níveis sanguíneos de ACTH e endorfina. Este aumento ocorreu de forma muito semelhante nos dois hormônios, alcançando seu pico no final da corrida (cerca de cinco vezes maior do que no repouso) e retornando ao nível de repouso após 24horas.
            Acredita-se que a endorfina traga uma série de benefícios ao organismo, ajudando a melhorar a memória e o estado de espírito, além de aliviar as dores e aumentar a resistência dos praticantes dos mais variados esportes. Parece ser tão benéfica à saúde que muitos médicos costumam receitar ginásticas para quem sofre de depressão ou de insônia.
            Mas não dá para estabelecer o momento exato em que acontece essa liberação, muito menos a quantidade liberada, já que as substâncias como a endorfina agem na corrente sanguínea, e fazem de maneira diferente em cada indivíduo.
            Flutuações de glicemia, dor periférica e necessidade do ajuste do tônus muscular são algumas das conseqüências do estresse físico que colabora diretamente para a liberação da endorfina.
            Há pessoas que questionam se a endorfina é uma droga, é ela tem uma semelhança com as drogas, pois ela funciona como uma substância inibitória, que promove as sensações de calma, tranqüilidade e relaxamento. A palavra endorfina é uma junção de “endo’’ e ‘’morfina’’, daí vem a diferença fundamental entre a endorfina e os outros tipos de drogas.
            A endorfina tem alguns efeitos principais, são eles:
  • Melhoram a memória;
  •  Melhoram o estado de espírito (bom humor);
  •  Aumentam a resistência;
  • Aumentam a disposição física e mental;
  • Melhoram o nosso sistema imunológico;
  • Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
  • Têm efeito anti-envelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
  • Aliviam as dores;
  • Melhoram a concentração;
  • Fortalecem os linfócitos T.
Portanto você deve praticar exercícios e ingerir alimentos com baixo teor de gorduras, pois o exercício aumenta a circulação do sangue e o suprimento de oxigênio para o cérebro. Assim o cérebro produz bastante endorfina. Esta é a razão por que o exercício também fortalece o sistema imunológico. Sendo assim se você quer que o seu sistema imunológico seja forte e que o seu corpo esteja cheio de saúde, faça exercícios físicos regularmente, evite carnes, gorduras, frituras e queijo. Procurando estar sempre alegre e com espírito de gratidão. 

Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário