É um sistema eletrônico de navegação civil e militar que emitem coordenadas em tempo real e é alimentado por informações de um sistema de vinte e quatro satélites chamado Navstar e controlado pelo DoD (Departaento of Defence) dos Estados Unidos.
A revolução causada pelo GPS na geografia é comparável a revolução da descoberta do continente americano que ampliou o mundo conhecido até então. Com o GPS é possível estabelecer a posição praticamente exata, com margem de erro mínima de um metro, de qualquer ponto do planeta a qualquer momento. Alguns receptores super-acurados conseguem chegar depois de alguns dias a uma precisão de até dez milímetros utilizando-se de técnicas de processamento específicas.
O GPS basicamente funciona com uma constelação de vinte e quatro satélites que orbitam a terra duas vezes por dia, emitindo sinais de rádio a uma dada freqüência para receptores localizados na terra, que podem ser até portáteis.
Cada satélite identificado por um código pseudo-randômico de um a trinta e dois, emite um sinal que contém o código CA (geral), o código P (de precisão) e uma informação de status (dia, hora, mês) que são recebidos pelo receptor, embora os receptores de uso civil recebam apenas o código CA emitido em uma freqüência garantindo maior precisão.
Karine Andreola
Nenhum comentário:
Postar um comentário