Em um trabalho em conjunto com médicos e pacientes, tradição que se mantém até hoje, Bakken e Hermundslie partiram para a concepção e a construção de novos aparelhos médicos. Em pouco tempo a Medtronic estava em condições de apresentar o seu primeiro marca-passo implantável. Em 1960, os produtos da Medtronic já eram vendidos e utilizados nos Estados Unidos, na África do Sul, na Austrália, no Canadá, na Europa e na América Latina.
Os primeiros aparelhos eram externos e de certa forma perigosos, pois poderiam potencialmente eletrocutar seu portador. Atualmente o tamanho do aparelho foi reduzido e pode ser implantado no corpo do paciente, pois é selado hermeticamente numa cápsula de metal e possui pilhas recarregáveis através de terminais externos. As baterias dos marca-passos implantáveis não são recarregáveis, apenas as dos marca-passos externos que são substituídas.
Sua cápsula externa em geral é feita de titânio por ser um material fisiologicamente inerte, o que reduz o risco de rejeição pelo sistema imunológico.
Karine Andreola
Nenhum comentário:
Postar um comentário