Em 16 de junho de 1945, houve a primeira explosão de uma bomba nuclear. Ela aconteceu no âmbito de um projeto secreto dos EUA chamado Manhattan e desenvolvido no âmbito de um projeto secreto dos Estados Unidos chamado Manhattan e desenvolvido na área de testes de Trinity, em Los Alamos, no Novo México.
Essa bomba era composta de duas pequenas bolas de plutônio recobertas por níquel e em cujo centro havia um núcleo de berílio e urânio. Para acionar a bomba, havia explosivos e trinta e dois detonadores. A primeira bomba atômica teve uma potência de 18,6 quilotons.
Uma torre de trinta metros de altura evaporou-se com a explosão, que abriu ainda uma cratera de quatrocentos metros de diâmetro. Nas semanas seguintes, seguiram-se as construções das bombas Little Boy e Fat Man, que seriam utilizadas em Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos criaram um programa nuclear altamente secreto, dirigido pelo cientista Robert Oppenheimer. O objetivo era produzir a primeira bomba atômica.
Joel Briansini
Nenhum comentário:
Postar um comentário