sábado, 6 de agosto de 2011

Átomo


           É a menor particular que ainda caracteriza um elemento químico, ele apresenta um núcleo com carga positiva que apresenta quase toda sua massa e elétrons determinando o seu tamanho.
            Até fins do século XIX era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria, mas nas duas últimas décadas daquele século as descobertas do próton e do elétron revelaram o equívoco dessa ideia. Posteriormente o reconhecimento do nêutron e de outras partículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.
          John Dalton em 1803 criou um modelo que retomava o antigo conceito dos gregos. Ele imaginou o átomo como uma pequena esfera, com massa definida e propriedades características. Assim todas as transformações químicas podiam ser explicadas pelo arranjo de átomos. Toda matéria é constituída por átomos. Esses são as menores partículas que a constituem, são indivisíveis e indestrutíveis, e não podem ser transformados em outros, nem mesmo durante os fenômenos químicos. Os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos em massa e se comportam igualmente em transformações químicas. As transformações químicas ocorrem por separação e união de átomos. Isto é os átomos de uma substância que estão combinados de um certo modo, separam-se, unindo-se novamente de uma outra maneira.
            Se tivermos dois átomos hipotéticos cuja carga elétrica seja neutra presume-se que estes não se afetarão mutuamente por causa da neutralidade da força eletromagnética entre si.
            A distribuição de cargas no átomo se dá de forma diversa, a carga negativa é externa, e a carga positiva é interna isto ocorre por que os elétrons orbitam o núcleo. Quando aproximamos dois átomos mesmo estando em perfeita neutralidade interna, estes se repelem se desviam.
            Nas regiões externas dos átomos a distribuição eletrônica se dá em camadas, sua estrutura apresenta a estabilidade máxima se estas estiverem completas. O átomo que recebe elétrons ganha carga negativa, e o que perdeu não equilibra totalmente sua carga nucléica positiva. Ocorre então o aglutinamento atômico.
            Existe ainda o caso de dois átomos colidirem, ocorrendo o compartilhamento eletrônico entre ambos que passam a ter suas mais externas completas desde que permaneçam em contato. Pois tem em excesso de números de neutros.
Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário