sábado, 6 de agosto de 2011

Dirigível


            Um dos ícones da história da aviação foi o dirigível LZ 127 Graf Zeppelin, construído em 1928. O Graf Zeppelin possuía duzentos e treze metros de comprimento, cinco motores transportava de vinte a vinte e quatro pessoas e cerca de trinta e seis tripulantes. O primeiro vôo de longa distância aconteceria em outubro de 1928, ligando a cidade alemã de Frankfurt a Nova York, nos Estados Unidos da América e durou cento e doze horas. Caberia ao Graf Zeppelin a primazia de ser o primeiro objeto voador a dar a volta ao mundo. A epopéia em sete etapas seria feita em 1929, percorrendo trinta e três mil quilômetros. O Graf Zeppelin foi construído pela Deutsche Zeppelin-Reederei empresa fundada por Ferdinand Von Zeppelin, em 1928, e percoreu mais de quinhentos mil quilômetros, transportando pelo menos dezesete mil pessoas.
            O LZ 129 Hindenburg era o orgulho da engenharia alemã, e considerado o modelo mais espetacular fabricado pela Deutsche Zeppelin-Reederei. O Hindernburg possuía duzentos e quarenta e cinco metros de comprimento, 41,5 metros de diâmetro, voava a cento e trinta e cinco quilômetros por hora com autonomia de quatorze mil quilômetros e tinha capacidade para conduzir cinqüenta passageiros e 61 tripulantes, o modelo explodiu em New Jersey nos Estados Unidos em seis de maio de 1937, antes de pousar na base aérea de Lakehurst. O desastre marcou o fim da era dos dirigíveis rígidos.
            O LZ 127 Graf Zeppelin foi descomissionado em 1937 ficando em exposição pública até 1940, quando então ele e o novo LZ 130 Graf Zeppelin II, foram desmantelados. Ainda em 1937 a companhia americana Goodyear continuou a fabricá-los nos Estados Unidos. Ao contrário dos dirigíveis rígidos alemães, esses outros modelos tinham um balão maleável, feito de derivados de borracha e inflado com gás hélio. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha americana utilizou-os para acompanhar navios e detectar submarinos inimigos. Esses blimps como passaram a ser chamados, misturavam conceitos dos dirigíveis de Santos Dumont e do conde Zeppelin e foram os que resistiram ao tempo e ressurgiram na década de 1980 como instrumento publicitário.

Leandro Demari

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