sábado, 6 de agosto de 2011

DNA


               No dia 25 de abril de 1953 dois cientistas mudaram a história da ciência ao publicar um trabalho de uma página em uma importante revista científica. Os dois cientistas eram James Watson e Francis Crick, que tinham feitos uma incrível descoberta sobre a molécula de DNA. Nesta época já se sabia que a molécula de DNA transporta as informações genéticas e se conhecia sua composição, porém ninguém nunca tinha sido capaz de desvendar a sua estrutura. E esse desafio foi vencido por Watson e Crick que tinham coletado informações de estudos realizados por outros cientistas, como Maurice Wilkins e Rosalind Franklin, para propor a estrutura do DNA. Para muitos, Watson e Crick não tinham o direito de reivindicar para si aquela descoberta, já que usaram informações de estudos de outros cientistas.
            DNA é uma molécula que existe dentro das células de todos os seres vivos, desde as bactérias, fungos e protozoários até os animais e plantas, contém as informações necessárias para formar um ser vivo e para que ele possa se reproduzir. O DNA é como um código secreto de letras, que ao ser decifrado pela célula produz os componentes que fazem parte do nosso corpo.
            Não conseguimos ver uma molécula de DNA a olho nu. Para estudá-la precisamos utilizar técnicas e aparelhos específicos.
            O DNA é formado por unidades menores chamadas nucleotídeos. Existem quatro tipos de nucleotídeos, representados pelas letras A, C, G e T. A forma como esses nucleotídeos se arrumam é que faz com que os seres vivos sejam diferentes um dos outros.
            Uma molécula de DNA é formada por duas fitas de nucleotídeos, nessas fitas o nucleotídeo A sempre se liga ao T e o C sempre se liga com o G. Essa regra é respeitada por toda a molécula de DNA.
            Dentro das células as duas fitas não se encontram lado a lado, elas estão retorcidas e interligadas entre si em diversos pontos. A maneira como os nucleotídeos se organizam formando uma dupla hélice de DNA.
            Hoje assistimos a um espantoso avanço nesta área de pesquisa. As discussões sobre o DNA estão em toda a parte, na clonagem, projeto genoma, alimentos transgênicos, testes de paternidade, são várias as aplicações desse novo conhecimento, que também levanta questões éticas fundamentais que os cientistas tentam responder.

Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário