terça-feira, 9 de agosto de 2011

Processadores Quânticos

            Os processadores quânticos parecem ser mesmo o futuro da computação, a arquitetura atual, que consiste em construir processadores usando transistores.
            A tecnologia mais promissora para substituir os transistores ainda são os famosos processadores quânticos.
            A ideia de usar átomos para processar dados não é nova, existem pesquisas neste sentido desde o inicio da década de 80, mas eram apenas teorias vagas, que apenas atualmente começam a tomar forma.
            O brutal poder de processamento que pode ser atingido pelos processadores quânticos seria extremamente útil tanto para pesquisas científicas, onde naturalmente estes ultra-computadores iriam debutar, quanto para aplicações comerciais de realidade virtual e inteligência artificial, que sem dúvida serão as modas deste século.
            Atualmente o desenvolvimento dos processos quânticos vem ganhando impulso, as primeiras experiências tinham como objetivo manipular os elétrons, isto é muito problemático, pois os elétrons, por sua pequena massa e pela sua exposição, são extremamente suscetíveis a qualquer influência externa.
            Surgindo então a ideia de manipular os núcleos dos átomos, o que torna o processo bem mais simples, já que o núcleo é maior e esta relativamente isolado do meio externo graças à barreira de elétrons em torno dele.
            Mas isto foi apenas parte da solução do problema, pois de qualquer modo ainda resta desenvolver algum tipo de tecnologia que permita manipular núcleos atômicos.
            A primeira safra de protótipo utiliza ressonância magnética para isto, uma tecnologia extremamente cara, mas já existe gente desenvolvendo meios mais simples de fazer isso.

Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário