sábado, 6 de agosto de 2011

Doença das Chagas

            É uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiro ou ainda chupança, pertence ao gênero Triatoma.
            Os sintomas da doença das Chagas podem variar durante o curso da infecção. Nos primeiros anos na fase aguda os sintomas são geralmente lentos, pouco mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até cinqüenta anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como insuficiência cardíaca e desordens do sistema digestivo. Se não tratada a doença crônica é muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para esta doença são pouco satisfatórios. Os medicamentos têm efeitos colaterais significativos e são muitas vezes ineficazes em especial na fase crônica da doença. Pacientes em estado grave são muitas vezes encaminhados ao transplante cardíaco, porém não há cura para a doença.
            A história da descoberta da doença de chagas tem início em 1902 quando o jovem estudante da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Carlos Chagas foi interpelado por Miguel Couto a freqüentar o órgão de pesquisa Instituto Soroterápico, criado em 1900 pelo Barão de Pedro Afonso.
            No ano de 1907 Carlos Chagas solicitado agora por Oswaldo Cruz, segue para Estrada de Ferro Central do Brasil, em um pequeno vilarejo chamado Lassance, localizado ao norte de Minas Gerais, para controlar o surto de malária entre operários.
            Descoberta em 1909 pelo médico brasileiro Carlos Chagas a doença não foi vista como problema até à década de 60. Estudos desenvolvidos pelo Instituto Oswaldo Cruz no município de Bambuí, possibilitaram dimensionar a moléstia como problema de saúde pública. O nome de Tripanossoma Cruzi ao agente causador foi dado por Chagas em homenagem ao epidemiologista Oswaldo Cruz.
   
Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário