terça-feira, 9 de agosto de 2011

LHC

            LHC pode se tornar a primeira máquina do tempo do mundo. O grande Colisor de Hádrons (LHC) é o maior experimento científico da história. O LHC além de ser o maior experimento científico do mundo, pode se tornar também a primeira máquina capaz de fazer a matéria viajar de volta no tempo.
Os dois físicos da Universidade de Vanderbilt acabam de propor a ideia em um artigo ainda não aceito para publicação.
           Um dos maiores objetivos do LHC é encontrar o bóson de Higgs, uma partícula hipotética da qual os físicos lançam mão para explicar por que partículas como os prótons, nêutrons e elétrons possuem massa.
          Segundo a proposta de Weiler e Ho, esses singletos teriam capacidade de saltar para uma quinta dimensão, onde eles poderiam se mover para frente e para trás no tempo, retornando depois para a nossa dimensão, mas reaparecendo no futuro ou no passado.
         Na verdade, a abordagem evita os passageiros mais problemáticos na viagem. Como somente partículas com características tão especiais poderiam viajar no tempo, ninguém poderia retornar ao passado e matar algum antecessor, eliminando a possibilidade da própria existência.
         Quando dois prótons colidem no LHC, a explosão pode criar um tipo especial de partícula, chamada singleto de higgs, que seria capaz de viajar no tempo pegando atalhos em outras dimensões.
         Para testar a teoria bastará observar se o LHC produz singletos de higgs e se os produtos do seu decaimento começam a surgir espontaneamente.
         Neste caso garantem os físicos isso indicará que esses produtos estão sendo gerados por partículas que viajaram de volta no tempo para reaparecer antes da ocorrência das colisões que as originaram.


Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário