sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fotocopiadora

            A fotocopiadora foi introduzida pela Xerox na década de 1960 gradualmente substituindo o processo de cópia por papel químico.
            Uma fotocopiadora é um dispositivo usado para reprodução de documentos. Uma cópia feita por uma fotocopiadora também é conhecida como fotocópia, xerografia, xerocópia ou mais popularmente xérox, devido ao nome da empresa Xérox, inventora desse dispositivo de impressão.
            Seu funcionamento está baseado nos princípios da eletricidade estática. Originalmente, no processo conhecido como Light-Lens, um cilindro fotossensível era carregado com a imagem refletida do original através de espelhos. Após essa etapa, forma-se uma imagem latente do original na superfície do cilindro. O cilindro recebe uma carga de material conhecido como toner ou tonalizador que é atraído pelas cargas que formam a imagem. O toner é então transferido para o papel, também através de cargas elétricas, e então fixado ao mesmo, em processo que envolve calor e pressão. Nos dias de hoje, a imagem latente é formada no cilindro com o uso de raios laser ou diodos emissores de luz no processo chamado de digital, semelhante às impressoras a laser.
            Originalmente eram analógicas com uso de lentes na captura de imagem para a sua revelação, mas com a introdução da tecnologia digital passaram a usar CCD’s na captura de imagens e motores laser para a gravação da imagem. Sendo hoje em dia todas digitais, podem também ser multifunções para cópia, impressão, fax ou mesmo scanners.
            Hoje em dia as marcas mais importantes nesta área são a Ricoh, Cânon, Xérox e Konica Minolta.

Joel Briansini

Nenhum comentário:

Postar um comentário