sábado, 6 de agosto de 2011

Principio da Incerteza


             O principio da incerteza foi descoberto por Heisenberg em 1927, afirmando a impossibilidade de se determinar simultaneamente a posição e a velocidade de uma partícula com precisão arbitrariamente grande.
            Vínhamos de uma física a de Newtoniana, em que a presença de um observador podia ser ignorada, e chegamos a física de Heisenberg, em que a omissão dos distúrbios causados pelo observador torna a teoria inconsistente. É uma teoria muito mais difícil, mas mais profunda.
            Voltando a análise da determinação da posição de um elétron por meio de um fóton, vemos que a impossibilidade de determinar acuradamente a posição e o momento de um elétron está ligada ao fato de que a natureza nos oferece como o seu mais sensível instrumento para esse gênero de medida o fóton. A teoria de Heisenberg contém em si as limitações à acuracia dessa medida e a prevê. De alguma forma a teoria se manifesta quanto a existência e ao tipo desse mais sensível instrumento de medida. Em outras palavras na análise das conseqüências do Princípio da Incerteza, todo o cuidado é pouco. Por outro lado, o alcance dessas idéias fundamentais é praticamente ilimitado e cinqüenta anos de convivência com o Principio da Incerteza não foram suficientes para explorar senão as suas conseqüências mais imediatas. O tempo revelará em Heisenberg um de nossos mais profundos pensadores.
 
Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário