sábado, 6 de agosto de 2011

Teoria da Relatividade


               É a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas, a relatividade restrita e a relatividade Geral.
            A relatividade espacial é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. O espaço-tempo na relatividade especial consiste de uma variedade diferenciável de quatro dimensões, três espaciais e uma temporal munida de uma métrica pseudo-riemanniana, o que permite que noções de geometria possam ser utilizadas. É nessa teoria que surge a ideia de velocidade da luz invariante.
            O principio da relatividade foi introduzido na ciência moderna por Galileu e afirma que o movimento, ou pelo menos o movimento retilíneo uniforme, só tem algum significado quando comparado com algum outro ponto de referência. Segundo o princípio da relatividade de Galileu, não existe sistema de referência absoluto pelo qual todos os outros movimentos possam ser medidos. Com isso elaborou um conjunto de transformações chamadas transformadas de Galileu, compostas de cinco leis para sintetizar as leis do movimento quando a mudanças de referenciais.
            Muitos historiadores e físicos atribuem a criação da fórmula que explica a relação entre massa e energia ao físico italiano Olinto de Pretto, que segundo especulações, desenvolveu a fórmula dois anos antes que Albert Einstein e que teria previsto o seu uso para fins bélicos e catastróficos, como o desenvolvimento de bombas atômicas. Apesar disso, foi Einstein o primeiro a dar corpo à teoria, juntando os diversos fatos até então desconexos e os interpretando corretamente.
            O princípio da relatividade foi surgido ao longo da história da filosofia e da ciência como consequência da compreensão progressiva de que dois referenciais diferentes oferecem visões perfeitamente plausíveis, ainda que diferentes, de um mesmo efeito.
            Temos dois postulados sendo eles, o primeiro e segundo postulado.
  • Primeiro postulado: As leis que governam as mudanças de estado em quaisquer sistemas físicos tomam a mesma forma em quaisquer sistemas de coordenadas inerciais.
  • Segundo postulado: A luz tem velocidade invariante em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial.
            Apesar de o primeiro postulado ser quase senso comum, o segundo não é tão óbvio. Mas ele é de certa forma uma consequência de se utilizar o primeiro postulado ao se analisarem as equações do eletromagnetismo. Através das transformações de Lorentz pode-se demonstrar o segundo postulado.

Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário