sábado, 6 de agosto de 2011

Tanque de Guerra


              As condições de luta na frente ocidental incitaram o Exército Britânico a começar a investigação de um veículo que pudesse atravessar as trincheiras, derrubar barreiras e que fosse impenetrável ao fogo das metralhadoras.
            Sob a direção do Coronel Ernest Swinton, o Landships Committe criou o primeiro protótipo com êxito, chamado de Little Willie que foi testado pelo Exército Britânico em Seis de Setembro de 1915. Inicialmente chamaram-se barcos de terra, os nados de transportes de água e mais tarde tanques para mantê-los em segredo.
            A palavra tanque foi utilizada para dar a impressão aos trabalhadores de que estavam construindo contentores de água móveis para o Exército na Mesopotâmia e tomou caráter oficial em 24 de Dezembro de 1915.
            A primeira vez que se empregaram tanques massivamente durante um combate foi na Batalha de Cambrai em 20 de Novembro de 1917.
            Os resultados iniciais com os tanques eram variados, os problemas de fiabilidade causavam um desgaste considerável em combate. A sua utilização em pequenos grupos também diminuiu o seu valor e impacto táctico.
            As forças alemãs sofreram o choque e não tinham armas contra os tanques, mas acidentalmente descobriram a munição anti-tanque e o uso de trincheiras mais fundas para limitar a mobilidade dos tanques britânicos.

Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário