sábado, 6 de agosto de 2011

Avião


            Um avião é qualquer aeronave que necessita de asas fixas para se sustentar no ar. Pode possuir um ou mais planos de asa, sendo estas fixas em relação ao corpo da aeronave, que dependem do movimento do veículo como um todo para gerar sustentação aérea. Essa definição de asa fixa também se aplica aos que possuem asas dobráveis, pois estas também só geram sustentação ao se deslocar todo o veículo.
            No começo do século XX, o primeiro vôo numa máquina mais pesada do que o ar, capaz de gerar a potência e sustentação necessária por si mesmo, foi realizado. Porém isto é um fato polemico, já que Santos Dumont é creditado no Brasil como o responsável pelo primeiro vôo num avião, enquanto que na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wilbur e Orville Wright de origem norte-americana, sendo a excepção do à França em que o mesmo é creditado ao seu verdadeiro inventor Clément Ader que efetuou o primeiro vôo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor em 9 de Outubro de 1890, que no entanto é ignorado completamente pelo resto do mundo porque os seus vôos foram realizados em segredo militar e só se soube da sua existência muitos anos depois.
            A Primeira Guerra Militar serviram como palco de testes para o uso do avião como armamento. Primeiramente visto por generais e comandantes como um brinquedo, o avião provou ser uma máquina de guerra capaz de causar sérios estragos nas linhas inimigas.
            Após a Primeira Guerra Mundial os aviões passaram por inúmeros avanços tecnológicos, em 1919 os britânicos John Alcock e Arthur Whitten Brown realizaram a primeira travessia transatlântica em um avião. Associando-se a Sacadura Cabral, Gago Coutinho realizou em 1921 a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. João Ribeiro de Barros foi o primeiro nas Américas a realizar uma travessia aérea transatlântica, em 28 de abril de 1927. Charles Lindbergh tornou-se a primeira pessoa a cruzar o Oceano Atlântico num vôo solo sem escala, em 20 de maio de 1927.
            Os primeiros vôos comerciais foram realizados entre os Estados Unidos e o Canadá em 1919. A turbina a jato estava em desenvolvimento na década de 1930 sendo que aviões a jato militares já estavam operando na década de 1940.

Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário