domingo, 7 de agosto de 2011

Radiador Ativo Gera Combustível

            Nas geladeiras domésticas, um fluido especial chamado refrigerante, passa através de uma rede de tubos e radiadores, retirando calor do interior da geladeira e despejando-o do lado de fora.
            O novo sistema de arrefecimento para carros faz a mesma coisa em um veículo em movimento.
            Um líquido especial captura o calor no compartimento do motor do veículo e irradia-o no ar exterior através de painéis especiais fixados na parte inferior do veículo.
            Quando o veículo está em movimento, e quando se exige uma grande energia de resfriamento, o ar que entra pela dianteira do veículo pode ser dirigido por uma grande frontal ajustável.
            O sistema força o ar a fluir através de painéis especiais de irradiação de calor, acelerando a troca de calor. A grande força o ar a fluir através de painéis especiais de irradiação de calor, acelerando a troca de calor. Esses painéis podem ser instalados na parte inferior do veículo, ou mesmo no capô. Quando o resfriamento exigido já não é tão grande, a grande é fechada, melhorando o perfil aerodinâmico do veículo.
            O novo sistema custa menos do que o sistema convencional de radiador devido ao seu elevado nível de integração e modularidade. Mais importante, os testes mostraram um aumento notável na economia de combustível, de cerca de 15%, durante o uso real do veículo protótipo.
            Enquanto os carros atuais têm sempre um enorme radiador voltado perpendicularmente ao ar frontal, criando um efeito anti-aerodinâmico, no novo sistema o ar pode ser desviado quando o arrefecimento não precisa de potência total.
            A grande frontal é acionada eletricamente de forma automática, controlada por sensores de temperatura localizados no motor do veículo.
Se pode esperar de forma bastante realística, ver veículos com o novo sistema de integração de sistemas termais para economia de combustível no mercado por volta de 2015.

Karine Andreola

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