sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Invenção do Robô

          Os robôs são uma invenção do século XX. Mas sua idealização veio bem antes. Há relatos Históricos bem mais antigos da construção de autômatos – como um cachorro mecânico de brinquedo, por exemplo, encontrado no Egito e datado de 2.000 A.C..Mesmo na Ilíada, Homero descreve as assistentes do deus dos ferreiros, Hephaestus, como “virgens de ouro, vivendo como mulheres, com inteligência, voz, a energia de uma serva, habilidades de imortais e montadas em tripés, com rodas que lhes permitiam movimentar... Uma maravilha para os olhos.”
Primeiro Robô
          Em 1994, surgiu o primeiro modelo de robô mecânico. Roy J. Wensley, engenheiro elétirco da Westinghouse, desenvolveu uma unidade de controle supervisionada. O dispositivo podia ligar e desligar, ou regular remotamente qualquer coisa que estivesse ligada a ele. Três anos depois ele criou o Televox um robô com aspecto humano que conseguia executar movimentos básicos, de acordo com os comandos de seu operador. Com o nascimento do Willie Vocalite, os robôs ganharam mais popularidade, tinham dois metros de altura e eram feitos de aço, e funcionavam da mesma maneira que o Televox.
          A grande diferença estava no fato de fazer tudo isso sob comandos de voz: fumavam, sentavam, ficavam de pé, moviam os braços e conversavam com as pessoas reproduzindo frases gravadas em discos de 78 rotaçãos. Foi a grande sensação da exposição Mundial de Chicago em 1933.
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/10/01/ult4213u150.jhtm
Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário