sábado, 6 de agosto de 2011

Ondas de Matéria

             Em mecânica quântica, onda de Broglie é uma onda de matéria. As relações de Broglie mostram que o comprimento de onda é inversamente proporcional ao momento da partícula e que a frequência é diretamente proporcional à energia cinética da partícula. O comprimento de onda de matéria é também chamado comprimento de onda de Broglie.
            Em 1924 em sua tese Louis-Victor de Broglie (18922-1987), formulou uma hipótese na qual afirma que toda a matéria apresenta características tanto ondulatórias como corpusculares comportando-se de um ou outro modo dependendo do experimento específico.
            Para postular esta propriedade da matéria De Broglie se baseou na explicação do efeito fotoelétrico que pouco antes havia sido apresentado por Albert Einstein sugerindo a natureza quântica da luz. Para Einstein a energia transportada pelas ondas luminosas estava quantizada, distribuída em pequenos pacotes de energia ou fótons, e cuja energia dependia da freqüência da luz através da relação. Albert Einstein propunha desta forma, que em determinado processo as ondas eletromagnéticas que formam a luz se comportavam como corpúsculos. Broglie se perguntou que tal não poderia se dar de maneira inversa, que uma partícula material pudesse mostrar o mesmo comportamento que uma onda. Assim Broglie relacionou o comprimento de onda com a quantidade de movimento da partícula.
            A equação de Broglie pode ser aplicada a toda a matéria. Os corpos macroscópicos, também teriam uma onda associada, mas dado que sua massa é muito grande, o comprimento de onda resulta tão pequeno que neles é impossível perceber-se suas características ondulatórias.

Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário