segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Genoma Escuro

Pesquisadora identifica substância que inibe o crescimento do câncer por "genoma escuro".

Um estudo coordenado por Manel Esteller, pesquisador do Instituto de Pesquisa Biomédica Bellvitge (IDIBELL) identificou uma substância que inibe o crescimento do câncer, ativando o chamado "genoma das trevas" (ou DNA não-codificante) e micro-RNA moléculas. O estudo foi publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS).

Células do corpo humano têm um genoma (o conjunto do nosso DNA) codificação das nossas proteínas, como queratina na pele ou hemoglobina no sangue. Este genoma com DNA de codificação representa apenas os 5% do nosso material genético. Os restantes 95% é chamado de 'dark genoma' ou DNA não-codificante e seu papel é em grande parte desconhecido. Parte desse DNA produz pequenas moléculas carregadas, chamadas micro-RNAs que ativa ou desativa genes. Nos últimos anos tem sido demonstrado que as alterações nessas moléculas estão relacionadas com o aparecimento do tumor.


Enoxacina
Pesquisadores demonstraram que uma pequena molécula chamada enoxacina, usado em compostos antibacterianos, se liga à proteína que constrói micro-RNA e estimula sua atividade inibitória do crescimento do tumor. De acordo com a pesquisadora Manel Esteller, que "é como se nós temos um carro em segunda mão e colocamos em um novo motor".


A molécula foi testada tanto em células de laboratório e em modelos animais e, agora, seu comportamento deve ser estudado em seres humanos. Esteller salienta que a vantagem desse composto é que sabemos o seu metabolismo e sua segurança humana.

Esteller acrescenta que "embora o uso desta molécula pode não ser aprovado no tratamento do câncer, esta descoberta abre a porta para projetar novos medicamentos que usam microRNA como alvo terapêutico. Mostramos a indústria farmacêutica uma nova direção para onde direcionar seus esforços no combate do tumor."

http://www.news-medical.net/news/20110301/7507/Portuguese.aspx

Jenifer Saueressig




Nenhum comentário:

Postar um comentário