sábado, 6 de agosto de 2011

Alimentos Congelados


          Os produtos alimentares congelados surgiram em 1924 nos Estados Unidos, por Iniciativa da empresa Birdeye Seafoods, esta empresa foi fundada pelo biólogo Clarence Birdseye que já desde 1912 estudava o processo do congelamento. Ao serviço do governo norte-americano o biólogo esteve no Ártico em 1912 e foi aí que verificou que as pessoas de lá conseguiam conservar o peixe que apanhavam até o consumir. Faziam isso através de uma técnica aplicada, mal o peixe era apanhado, era misturado ao gelo, vento e baixas temperaturas. Este último fator era fundamental para a formação de cristais de gelo evitando consequentemente a deterioração do produto. Depois de descongelados, os alimentos mantinham as suas características naturais.
            Com todos estes elementos Birdseye fez várias experiências, tendo começado por congelar carne de coelho. Formou sua empresa em 1924, especializando-se na produção de alimentos congelados por arrefecimento rápido. Para completar o negócio criou um sistema de acondicionamento de peixe, carne e vegetais em caixas de cartão. Os primeiros clientes de alimentos congelados foram hotéis e restaurantes, já que o consumidor individual punha algumas reservas a estes produtos.
            Em 1929 a Birdseye foi vendida e mudou o nome para Birds Eye e já com esta designação passou, no ano seguinte a comercializar também ervilhas, espinafres e frutas. Ainda nesse ano, concebeu vitrines frigoríficas para conservação e exploração de alimentos que começaram a ser comercializadas quatro anos depois com o intuito de ajudar a fazer chegar os produtos ainda congelados a casa dos consumidores.
            Em 1944 a expansão do negócio por toda a América tornou-se possível graças ao recurso a vagões de comboio refrigerados. A década de 50 ficou marcada pelo aparecimento de um novo produto, os alimentos pré-cozinhados, que viria a ser responsável por um grande crescimento do setor.
            O tipo de vida ativa da sociedade moderna e o fato de haver cada vez mais mulheres a trabalhar fora de casa, ajudou ao crescimento do setor dos produtos alimentares congelados, visto serem bastante práticos, fáceis e rápidos de cozinhar.
            Hoje dia quase todos os tipos de alimentos podem ser congelados, mas a comida pré-cozinhada foi a que mais cresceu graças a produtos como pizza, hambúrgueres, risólis, etc.  

Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário