sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Satélite Artificial

             Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinônimo para ‘’satélite artificial’’. O termo ‘’satélite artificial” tem sido usado quando se quer distingui-los dos satélites naturais, como a lua.
            Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global, satélites de comunicação, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial, ou seja, não se deve referir-se à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre.
            O primeiro satélite artificial foi o Sputnik, lançado pela união Soviética em quatro de outubro de 1957. O lançamento colocou a URSS na frente da corrida espacial e iniciou a corrida espacial, uma das competições mais acirradas da Guerra Fria. Pesando cerca de 84kg, foi feito pelos soviéticos e emitia sons em determinadas freqüências. Meses depois os americanos lançaram seu primeiro satélite, o Explorer 1, que só pesava 14kg e foi capaz de descobrir o Cinturão de Van Allen, um cinturão magnético que protege  a Terra da radiação solar.
            Não há estatísticas oficiais, mas estima-se que já foram lançados aproximadamente 4.600 satélites, e cerca de 500 deles continuam em funcionamento.
            Existem vários tipos de satélites, sendo eles:
  • Biossatélites: São satélites projetados para levar ao espaço organismos vivos para experimentação científica.
  • Satélites miniaturizados: São satélites com dimensões e massas reduzidas, hoje esses satélites são categorizados como minissatélites (500-200 kg), microssatélites (menos de 200 kg), e nanossatélites (menos de 10 kg).
  • Satélites de energia solar: São satélites que usam células solares para captar a energia solar e a convertem em um feixe de microondas, transmitido para grandes antenas na Terra por potentes transmissores a bordo do satélite. A energia captada pela antena pode então ser usada como uma fonte alternativa de energia.
  • Estações espaciais: São estruturas fabricadas pelo homem e projetadas para permitir que seres humanos possam viver no espaço exterior. Uma estação espacial difere de uma espaçonave. Ao contrario das espaçonaves, as estações espaciais não possuem capacidade de propulsão nem de aterrissagem. Por outro lado as estações espaciais são projetadas para permitir a permanência humana por médios períodos de tempo, que variam de semanas até alguns anos.
      Sendo assim o Espaço é o local ideal para a realização de observações astronômicas já que a luz emitida pelas estrelas não é perturbada pela atmosfera terrestre. Por este motivo é que os cientistas optaram por colocar o telescópio Hubble em órbita junto à outros que utilizam ondas de radar para fazer o mapeamento do espaço. Este também é o local ideal para se realizarem experiências em condições de microgravidade. Estas experiências são realizadas a bordo do módulo orbital do Vaivél Espacial e a bordo da Estação Espacial Internacional.

Joel Briansini

Nenhum comentário:

Postar um comentário