sábado, 6 de agosto de 2011

Grupo Sanguíneo


             Foram descobertos no ínicio do século XX (cerca de 1900 a 1901), quando o cientista austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferença no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não.
            Os tipos sanguíneos são determinados pela presença na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser da natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos. Estes antígenos eritrocitários são independentes do complexo principal de histocompatibilidade (HLA), o qual determina a histocompatibilidade humana e é importante nos transplantes.
            Cada indivíduo possui um conjunto diferente de antígenos eritrocitários, e por seu número existem hoje cerca de 27 sistemas antigênicos conhecidos, mais alguns antígenos diferenciados que ainda não foram atribuídos a nenhuma sistema específico, é difícil encontrar dois indivíduos de mesma composição antigênica. Daí a possibilidade da presença, no soro, de anticorpos específicos, o que resulta na aglutinação ou hemólise quando ocorre uma transfusão incompatível. Diferentes sistemas antigênicos se caracterizam por induzir a formação de anticorpos em intensidades diferentes, além do que, alguns são mais comuns e outros mais raros. Estes dois fatos associados determinam à importância clínica de cada sistema.
            São quatro as compatibilidades dos glóbulos vermelhos, sendo eles:
  • Grupo sanguíneo AB: Indivíduos têm tanto antígeno A qunto B na superfície de suas RBCs, e o soro sanguíneo deles não contem quaisquer anticorpos dos antígenos A ou B. Assim alguém com tipo de sangue AB pode receber sangue de qualquer grupo (preferencialmente o AB), mas só pode soar sangue para outros com o tipo AB.
  • Grupo sanguíneo A: Indivíduos têm o antígeno A na superfície de suas RBCs, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno B. Assim uma pessoa do grupo A pode receber sangue só de pessoas do grupos A ou O (com preferência do A), e só pode doar sangue para indivíduos com o tipo A ou AB.
  • Grupo sanguíneo B: Indivíduos têm o antígeno B na superfície de seus RBCs, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno A. Assim alguém do grupo B pode receber sangue só de indivíduos de grupos B ou O (com B preferível) e pode doar sangue para indivíduos com o tipo B ou AB.
  • Grupo sanguíneo O: Indivíduos não possuem antígenos nem A ou B na superfície de suas RBCs , mas o soro sanguíneo deles contêm Imunoglobulina M com anticorpos anti-A e anti-B contra os grupos antígenos A e B. Portanto alguém do grupo O pode receber sangue só de alguém do grupo O, mas pode doar sangue para pessoas com qualquer grupo ABO (ou seja, A, B, O ou AB). Se qualquer um precisar de uma transfusão de sangue em uma emergência, e se o tempo necessário para processar o recebedor do sangue causaria um atraso prejudicial, o sangue O- (O negativo) pode ser emitido.
Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário