domingo, 7 de agosto de 2011

Laparoscópio

            O laparoscópio é um tubo fino contendo uma fonte de luz que é inserido no abdômen através de uma incisão no umbigo. Doenças como a endometriose podem ser descobertas e tratadas desta forma. O melhor tipo de cirurgia para evitar a formação de aderências, pois os cortes realizados são pequenos, o que facilita a cicatrização e a recuperação da paciente. Por ser uma técnica segura, a laparoscopia pode ser usada mais de uma vez.
            O médico faz uma pequena incisão no umbigo, introduz um telescópio fino chamado de laparoscópio. Um instrumento de fibra óptica que permite realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, na forma de um procedimento cirúrgico através da qual pode-se visualizar os órgão internos dentro do abdômen e pelve, observando se há inflamação das trompas e ovários.
            Esta técnica também é utilizada em outros tipos de cirurgias, nomeadamente em operações de articulação quando recebe o nome artroscopia. Uma aplicação bastante comum é a cirurgia de menisco, com a grande vantagem do tempo de recuperação ser muito inferior quando comparado com o método de exposição completa do joelho, bem como o pós-operatório, sendo possível andar logo no dia seguinte a intervenção.
            A maior desvantagem é a dor e a distensão abdominal, cicatrizes permanentes, hemorragia vaginal, infecções, abscesso, hematomas, peritonites, enfisemas.
            Pode haver um certo risco quando há doenças cardíacas ou respiratórias, obesidade, hérnia diafragmática, gravidez, doença inflamatória pélvica ou sem antecedente, cicatrizes abdominais extensas ou múltiplas, ou próximas há área umbilical e cirurgia abdominal previa.
            É um procedimento rápido e seguro, que permite visualizar o interior da paciente através de uma câmera de vídeo. Permite que sejam realizados diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.  

Karine Andreola     

Nenhum comentário:

Postar um comentário