sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Internet

             Na verdade a internet como a conhecemos hoje não foi inventada, ou seja, não houve um projeto para isso. O que aconteceu foi que de um projeto base ela evoluiu e chegou onde está hoje.

            O projeto base foi chamado de ARPANET em 1969 da Agência de Pesquisas de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Este projeto foi durante a guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética. Com essa rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados no caso de uma bomba explodisse no campus.
            A idéia foi criar um sistema de comunicação entre computadores de forma a enviar os dados divididos em pequenos pacotes e depois ser remontado no destinatário. Isto funciona assim até hoje, quando você manda um e-mail, sua mensagem é dividida em pequenos pacotes e são enviados separadamente ao destinatário, quando todos os pacotes chegam a mensagem é remontada como originalmente e entre ao destinatário.
            A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno midiático do século XX, único meio de comunicação que em apenas quatro anos conseguiria atingir cerca de cinqüenta milhões de pessoas.
            Mas até aqui a internet era computadores ligados em computadores e algumas formas de trocas de informação. Até esse ponto, podemos dizer que a internet é controlada pelo governo americano.
            Em 29 de outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro e-mail da história. O texto desse primeiro e-mail seria “login”, mas o computador que recebia a mensagem parou de funcionar após receber a letra “O”.
            O backbone funciona como uma espinha dorsal é a infra-estrutura que conecta todos os pontos de uma rede. Em 1995, o governo resolveu abrir o blackbone e fornecer conectividade a provedores de acesso comerciais. A partir dessa decisão, surge uma discussão sobre o papel da RNP como uma rede estritamente acadêmica com acesso livre para acadêmicos e taxada para todos os outros consumidores. Com o crescimento da Internet comercial, a RNP voltou novamente à atenção para a comunidade científica.
            A partir de 1997 iniciou-se uma nova fase na Internet brasileira. O aumento de acessos à rede e a necessidade de uma infra-estrutura mais veloz e segura levaram a investimentos em novas tecnologias. Devido à carência de uma infra-estrutura de fibra óptica que cobrisse todo o território nacional, optou-se pela criação de redes locais de alta velocidade, aproveitando a estrutura de algumas regiões metropolitanas. Com esse investimento, em 2000 foi implantado o blackbone RNP2, com o objetivo de interligar todo o país em uma rede de alta tecnologia. Atualmente o RNP2 conecta os vinte e sete estados brasileiros e interliga mais de trezentas instituições de ensino superior e de pesquisa no país.
            A base instalada de computadores no Brasil atinge quarenta milhões. O número que inclui computadores em empresas e residências representa um crescimento de 25% sobre a base registrada no mesmo período do ano passado. Segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, são 60 milhões de computadores em uso, destes estima-se que 80,7% com acesso à Internet em 2011. 

Joel Briansini

Nenhum comentário:

Postar um comentário