sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Radar

            Em 1934 Pierre David, revisando teoria eletromagnética, encontrou o estudo realizado pelo alemão iniciou então experiências para o desenvolvimento de um sistema de detecção por ondas de rádio de alta frequência, eficiente para a localização de aviões. Simultaneamente Henri Gutton e Maurice Ponte, conseguiram criar um dispositivo de detecção que funcionou com grande precisão.

            O primeiro Radar foi construído em 1904 por Christian Hülsmeyer na Alemanha, naquela época não houve utilidade prática para o dispositivo, de baixa precisão, construção difícil e sistema de detecção de eco inefifiente.
            Os radares foram muito importantes na previsão de ataques inimigos, pois os ingleses sabiam com precisão a distância, velocidade e direção do ataque, tendo tempo de dar o alarme para a população se proteger, diminuindo imensamente as baixas civis, apesar do bombardeio constante efetuado pelos alemães.
            Como se sabe a velocidade de propagação do pulso, e pelo tempo de chegada do eco, pode-se facilmente a distância do objeto. É possível também, saber se o alvo está se afastando, ou se aproximando da estação, isto se deve ao Efeito Doppler, isto é pela defasagem de freqüência entre o sinal emitido e recebido.
            O radar é composto por uma antena transmissora receptora de sinal para Super Alta Freqüência (SHF), a transmissão é um pulso eletromagnético de alta potência, curto período e feixe muito estreito. Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que está sendo monitorado, sendo então refletido, e retornando para a antena, que neste momento é receptora de sinal.
            O sistema de transmissão é composto por três elementos principais, o oscilador, o modulador, e o próprio transmissor.
            Os radares são utilizados de diferentes formas na marinha, aeronáutica e atem mesmo no exército.
            Existem também dois tipos de radares sendo eles o fixo e o móvel:
  • Radar Fixo: É o mais utilizado, onde na via são instalados três sensores também chamados de laços detectores, formando um campo magnético. Estes sensores são ligados a um computador e a uma câmera que geralmente fica alocados em um poste na lateral da pista. Quando o veículo passa pelo primeiro sensor, o campo magnético é interrompido até que o mesmo passe pelo segundo sensor, então o sistema automaticamente calcula a velocidade de acordo com este tempo de interrupção utilizando o efeito Doppler. Se a velocidade do veículo for superior a permitida então uma imagem é capturada pela câmera e armazenada no computador, de maneira a servir como prova de infração. Durante a noite, as câmeras funcionam com um sistema infravermelho o qual permite uma boa visualização da placa e do veículo mesmo com pouca luminosidade, sem que o infrator perceba que foi multado.
  • Radar Móvel: São capazes de monitorar até três faixas de trânsito ao mesmo tempo, entretanto não conseguem registrar a imagem de mais de um veículo passando pelo ângulo de fiscalização no momento do disparo e durante a noite a câmera utiliza um flash para que a imagem do infrator seja capturada.
Joel Briansini

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