sábado, 6 de agosto de 2011

Vitamina A


            A cegueira noturna é a principal manifestação da carência de vitamina A, já era conhecida dos egípcios há mais de três mil anos. Eles desconheciam a razão dessa manifestação, mas a tratavam empiricamente com compressas de fígado frito ou cozido sobre os olhos. Hipócrates há dois mil anos já recomendava comer fígado para tratar a cegueira noturna. Só em 1913 num estudo experimental foi descrito que animais atingidos pela xeroftalmia tinham essa manifestação curada pela ingestão de gema de ovo, leite, manteiga e óleo de fígado de bacalhau.
            Os retinóides são substâncias como o retinol e seus derivados, que têm as propriedades biológicas da vitamina A. Os retinóides ocorrem na natureza ou são produzidos sinteticamente. Dose diária recomendada de vitamina A é de um miligrama por dia para pessoas normais, já para mulheres grávidas, pessoas com distúrbios de digestão das gorduras, diabete, idosos e alcoólatras são recomendadas doses 25 a 50% maiores.
            Ela é importante para as funções da retina, principalmente para a visão noturna. Exerce ainda função na cornificação da pele e das mucosas, no reforço do sistema imunológico, na formação dos ossos, da pele, cabelos e unhas. É importante no desenvolvimento embrionário. Tem influência nas reações imunológicas e teria efeitos na prevenção de certos tumores.
            A vitamina A tem funções antioxidante, ela fixa-se aos chamados radicais livres que se originam da oxidação de diversos elementos. Esses radicais livres teriam um efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arterioesclerose, catarata, tumores, doença da pele e doença reumáticas.
            O excesso de vitamina A, uma situação freqüente em pessoas que ingerem vitaminas deliberadamente, pode causar manifestações clinicas desagradáveis e até perigosas.
            A intoxicação por vitamina A pode ser aguda ou crônica. A ingestão prolongada de 30mg por dia de retinol, durante seis meses ou mais provoca intoxicações. Algumas pessoas mesmo com 10 miligramas por dia já apresentam sintomas. Em crianças 7,5 miligramas a quinze miligramas por dia durante um mês já produz manifestações de toxidade. Para acontecer uma intoxicação aguda são necessários para um adulto quinhentos miligramas, para um jovem cem miligramas e para as crianças trinta miligramas.
            Pela ingestão exagerada podem surgir manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, cãibras, lesões hepáticas e paradas do crescimento além de dores ósseas. Podem surgir também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Aumentos do baço e fígado, alteração de provas de função hepática, redução dos níveis de colesterol e HDL colesterol também podem ocorrer. Já foram observados casos de envenenamento fatais pela ingestão de fígado de urso polar. Grande cuidado deve ser dado a produtos que contenham o ácido retinóico usado no tratamento da acne.

Leandro Demari

Nenhum comentário:

Postar um comentário