segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Rádio Via Satélite

O rádio via satélite é o que o próprio nome sugere: um serviço de rádio que usa um satélite que circula a Terra para transmitir a programação. Em 1992, a Federal Comunications Comission (em inglês) ou FCC alocou um espectro de satélite (a banda "S" de 2,3 GHz) para a transmissão do Serviço de Rádio Áudio Digital (DARS) baseado em satélite. A comissão forneceu duas licenças, uma para a Sirius (no passado chamada de Rádio CD) e uma para a XM (no passado chamada de Rádio Móvel Americano). O maior fornecedor mundial de rádio via satélite, o WorldSpace (em inglês), está disponível na Europa e em outros países, mas não nos EUA.


Os programas são enviados para os satélites, que transmitem o sinal para uma antena especial nas casas e nos carros. Repetidores recebem o sinal e o transmitem para os receptores, especialmente em áreas com prédios altos que possam bloquear o sinal.


Por cerca de US$ 13 por mês, mais cerca de US$ 100 pelo equipamento e uma pequena taxa de ativação, a Sirius e a XM recebem mais de 100 canais de rádio via satélite, incluindo desde música clássica até heavy-metal, esportes, entrevistas e entretenimento. Mas existem algumas diferenças perceptíveis entre os dois serviços.

http://informatica.hsw.uol.com.br/operadoras-de-radio-via-satelite1.htm

Jenifer Saueressig

Nenhum comentário:

Postar um comentário