domingo, 7 de agosto de 2011

Turbo Compressor

             Até apouco tempo a utilização de turbo comprenssor em automóveis se restringia a alguns poucos modelos em que os fabricantes desejavam obter mais desempenho de seus motores, sem ter que se optar por muitas inovações tecnológicas e grandes motores. Entretanto, atualmente cresce cada vez ais a quantidade de carros que já saem de fábrica com este equipamento, que vem se popularizando como sendo uma alternativa razoavelmente barata e fácil para se conseguir alguma potência extra.
            O princípio de funcionamento de um turbo é que permite conseguir-se aumento de potência sem que seja necessário grandes modificações no motor, é razoavelmente simples, tanto no aspecto de peças adicionais, como também no resultado obtido sem comprometimento considerável do motor.
            O mecanismo em si, consiste de uma turbina que é adicionada pelos gases de escape de todo o motor a combustão interna. O fluxo de ar que sai do motor e que normalmente vai para o coletor de escape e para o cano de descarga, é direcionado para a turbina fazendo rodar a velocidades acima de 150000 rotações por minuto, ou seja, mais de trinta vezes acima do regime de funcionamento de muitos motores.
            A turbina por sua vez, é conectada através de um eixo ao compressor, que utilizando uma geometria de pás apropriada aspira grande quantidade de ar para seu interior. O papel do compressor é como o próprio nome sugere, injetar o ar comprimido dentro do motor. É justamente neste ponto que ocorre a mágica. Com maiores quantidades de ar, pode se ter também mais combustível  e, portanto explosões mais poderosos dentro de cada cilindro, gerando assim a tão desejada potência extra.
            Uma das causas da ineficiência vem do fato que o giro da turbina não é livre. O assentamento do eixo de transmissão para o compressor normalmente pode ser feito através de rolamentos hidráulicos devido às altas temperaturas originadas pela rotação e pelo próprio calor dos gases de escape ou por rolamentos mecânicos de precisão e resistência.
            A quantidade de ar extra que entra nos cilindros por intermédio do turbo, deve ser acompanhada de quantidade correspondente de combustível, que é feita pelo carburador ou no caso dos carros atuais pela injeção eletrônica.
   
Karine Andreola

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