terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tubo de raio-x

          O tubo de raios-X possui dois elementos principais e que serão a partir de agora objeto de estudo: catodo e anodo.
          O catodo é o eletrodo negativo do tubo. É constituído de duas partes principais o filamento e o copo focalizador. A função básica do catodo é emitir elétrons e focalizá-los em forma de um feixe bem definido apontado para o anodo. O catodo consiste de um pequeno fio em espiral dentro de uma cavidade.
         O filamento é normalmente feito de Tungstênio Toriado, pois esta liga tem alto ponto de fusão e não vaporiza facilmente. A queima do filamento é a mais provável causa da falha de um tubo.
         O corpo de focagem serve pra focalizar os elétrons que saem do catodo e fazem com que eles batam no anodo e não em outras partes. A corrente do tubo é controlada pelo grau de aquecimento do filamento. Quanto mais aquecido for o filamento, mais elétrons serão emitidos pelo mesmo, e maior será a corrente que fluirá entre anodo e catodo. Assim a corrente de filamento controla a corrente entre anodo e catodo.
        Existem dois tipos de anodo os fixos e os giratórios. Os tubos de anodo giratório são usados em máquinas de alta corrente, normalmente utilizadas em radiodiagnóstico. Ele permite altas correntes, pois a área de impacto dos elétrons fica aumentada.
       O anodo e o catodo ficam acondicionados no interior de um invólucro fechado, que está acondicionado no interior do cabeçote do RX. A ampola é geralmente constituída de vidro de alta resistência e mantida em vácuo, e tem função de promover isolamento térmico e elétrico entre anodo e catodo. O cabeçote contém a ampola e demais acessórios. É revestido de chumbo cuja é de blindar a radiação de fuga e permitir a passagem do feixe de radiação apenas pela jancla radio transparente direcionando desta forma o feixe. O espaço é preenchido com óleo que atua como isolante elétrico e térmico.

Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário