sábado, 6 de agosto de 2011

Computador Químico


         O computador químico consegue calcular o diagrama de Voronoi de um conjunto de formas bidimensionais, úteis no mapeamento da cobertura de uma rede de antenas de telefone celular.
            Qualquer que seja a aparência da sua máquina, todos os computadores terão o mesmo genótipo, elétrons circulando através de pastilhas de silício, mais isso é comum para Adamatzky Andrew, professor de computação não convencional na Universidade de West England, que está tentando construir computadores baseados em reações químicas.
            Misturas de determinado composto químico formam algo que é conhecido como uma reação de Belousov-Zhabotinsky (BZ). Estas reações emitem ondas que se auto-perpetuam, que podem ser usadas para construir portas lógicas e realizar cálculos rudimentares.
            Esta não é uma idéia totalmente nova, mas agora Adamatzky e seus colegas descobriram que os computadores químicos podem resolver alguns problemas em geometria computacional.
            Estes novos computadores são coleções de pequenas bolsas químicas chamadas de vesículas, que podem produzir e combinar as ondas emitidas pela reação BZ.
            O objetivo dos pesquisadores é desenvolver componentes químicos e suas interconexões, formando arquiteturas funcionais capazes de fazer computações.
            Eles descobriram que um computador vesicular consegue calcular o diagrama de Voronoi de um conjunto de formas bidimensionais. Isso pode parecer por demais arbitrários, mas os diagramas de Voronoi têm uma ampla gama de     aplicações, como o mapeamento da cobertura de                         uma rede de antenas de telefonia celular.
            Os pesquisadores também utilizaram o computador químico para resolver um problema relacionado, descobrindo esqueleto topológica de um formato.
            Os resultados foram obtidos inicialmente em uma simulação em um computador normal, de silício e elétrons, mas Adamatzky afirmou que sua equipe está preparando um artigo científico que detalha os mesmos resultados obtidos com os produtos químicos reais.
            É importante ressaltar que no caso destes computadores químicos, trata-se unicamente de reações entre compostos.
           
Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário