segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Radioterapia

            Radioterapia é um tipo de tratamento que utilize radiações ionizantes para atingir determinadas células, impedindo seu aumento ou causando sua destruição. Assim, é utilizada em tratamentos de cânceres, hemorragias, dentre outras.
            De acordo com o estado de saúde do paciente, localização e tamanho do tumor, o número de aplicações é definido por meio de radiografias, a equipe médica delimita a área a ser tratada, e o indivíduo o recebe tais aplicações em contato direto com o aparelho, ou afastado deste. De acordo com a indicação definida para seu caso. Há situações nas quais é necessário o tratamento com estes dois tipos de contato.
            Geralmente é feita uma sessão por dia, durante os cinco dias da semana, com duração que varia entre cinco e vinte minutos, com intervalos programados pela equipe.
            Infelizmente quando um individuo recorre à radioterapia, pode sofrer sintomas desagradáveis, como cansaço, perda de apetite e irritação da pele. Assim, para driblar estes problemas, deverá diminuir suas atividades diárias, descansar nas horas livres, comer pouco, ingerir alimentos leves, fazer caminhadas antes das refeições, proteger a pele da luz solar e mantê-la sempre hidratada, não tomar banho com água quente e não coçar a região que recebeu as radiações. Febre, dificuldade respiratória, visão dupla ou borrada, sangramento e dificuldades de controlar a urina são manifestações que também podem ocorrer devendo o paciente recorrer à ajuda médica de forma imediata.
Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário