sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Helicóptero

            Os helicópteros foram desenvolvidos e construídos durante a primeira metade do século XX, com algumas produções e alcance limitado, mas foi só em 1942 que um helicóptero projetado por Igor Sikorsky atingiu a produção em larga escala, com 131 aeronaves construídas.
            Helicóptero é um tipo de aeronave de assas rotativas, mais pesada que o ar, propulsada por um ou mais rotores horizontais maiores que quando girados pelo motor, criam sustentação e propulsão necessárias para o vôo. Devido ao fato de as pás do rotor girarem em torno de um mastro, são classificados como aeronave de assa rotativa, o que os distingue das aeronaves de asa fixa convencional (avião).
            Em contraste com aeronaves de asa fixa, isso permite que o helicóptero possa decolar e pousar verticalmente, pairar e ir para frente, para trás e lateralmente. Esses atributos permitem aos helicópteros serem utilizados em áreas congestionadas ou isoladas em que as aeronaves de asa fixa não seriam capazes de pousar ou decolar. A capacidade de pairar por longos períodos de tempo e de decolagem e aterragem vertical permite aos helicópteros realizar tarefas que as aeronaves de asa fixa não podem executar.
            O primeiro vôo bem sucedido e registrado de um helicóptero ocorreu em 1907, realizado por Paul Cornu, na França.
            No início dos anos 40, Igor Sikorsky esteve na base do aparecimento do Sikorsky R4. Em 1946, foi lançada a produção do Bell 47B, que atingia uma velocidade de 140 km/h, com duas pessoas a bordo. Entretanto, no fim dos anos 50, os helicópteros começam a especializar-se e a se desenvolver-se, atingindo velocidades de 260 km/hora, com até 44 lugares a bordo.
            Helicóptero do tipo Rotor gêmeo com uma porta de carga grande e de levantamento externo, e é usado para transportar pára-quedistas, evacuação de vítima, e para erguer cargas grandes.
            Na década de 1990, surge o Agusta Westland EH101, um helicóptero diversificado que suporta o transporte de passageiros, operações militares e de salvamento no mar.
            Desta forma, o helicóptero é um meio de transporte que tem evoluído. Depois de ter sido usado ora em termos civis, ora para fins militares, adquiriu um estatuto especial entre outras formas de transporte. Acaba, assim por se revelar fundamental para situações de salvamento, de guerra ou mesmo como um meio de transporte de luxo.
            O helicóptero também é muito utilizado por emissoras de televisão de muitos países ao redor do planeta. No Brasil, o comandante Hamilton Rocha foi o pioneiro nesta área. Além de pilotar a máquina, ainda atua como repórter fazendo a narrativa de ocorrências e monitoramento do trânsito na cidade de São Paulo.
            Os helicópteros têm utilizações militares e civis, como transporte de tropas, apoio de infantaria, apoio no combate a incêndios, resgate de acidentados nas metrópoles, operações entre navios, transporte de equipes para plataformas petrolíferas, transporte de empresários, evacuação sanitária, guindaste aéreo, polícia e vigilância de civis, transportes de bens.
             
Joel Briansini

Nenhum comentário:

Postar um comentário