sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Usinas Nucleares

             As Usinas Nucleares foram apresentadas como um grande milagre tecnológico, desenvolvidas a partir das novas Teorias da Física do início do século XX. Extraindo a energia direto do coração dos átomos, os homens do início do século passado acreditavam que poderiam ter uma fonte limpa e abundante de eletricidade por muito e muito tempo. As usinas de fato foram um grande marco tecnológico humano e definitivamente levaram o nosso mundo da era industrial para a era moderna.
            Estas usinas são alimentadas com Urânio, um combustível altamente poderoso, mas também muito perigoso do ponto de vista da Física e da Química, as Usinas Nucleares são capazes de gerar toneladas de energia a partir de umas poucas gramas de combustíveis.
            No entanto, o que inicialmente parecia ser um sonho, se revelou em parte como um pesadelo. As mesmas Usinas Nucleares que produzem energia limpa também podem ser usadas, segundo a Física, para obter Plutônio, matéria prima das poderosas Bombas Nucleares, sendo assim denominadas de usinas nucleares militares.
            Como é gerada a energia elétrica através de uma Usina Nuclear, ao contrario do que muitos pensam a energia não é obtida diretamente através do Urânio, este é utilizado para produzir Energia Térmica (calor) e não Energia Elétrica. Assim o lugar em que o urânio é processado, dentro da usina nuclear se chama Reator nuclear, ele é a sua parte principal. Partindo deste calor gerado pelo reator nuclear e levando em conta o princípio da Física que diz que uma de um tipo pode se transformar em energia de qualquer tipo, o calor gerado é canalizado e transferido para a água que se transforma em vapor. O vapor por sua vez é usado para movimentar algumas turbinas e essas sim geram energia elétrica fechando o círculo.
            É interessante lembrar que um reator nuclear não para nunca, nem mesmo quando é desligado, ele continua funcionando impulsionado pelo Urânio que está dentro dele, um reator nuclear só para de rodar quando todo o urânio interno acaba (tanque vazio), é justamente o fato de um reator nuclear nunca parar que faz com que as usinas nucleares explodem em caso de acidente.

            Vantagens de uma Usina Nuclear:

®   O Urânio, combustível das Usinas Nucleares é um metal extremamente abundante no mundo. As principais minas estão localizadas em países democráticos como o Brasil e Canadá;
®     Poucas gramas de urânio geram muita energia, o que é excelente do ponto de vista da Física;
®     Usinas Nucleares praticamente não geram desperdício de energia, durante a sua operação e são muito produtivas;
®     Usinas Nucleares não geram CO2, que causa o Aquecimento Global;
®     Comparadas a outros tipos de usina de energia limpa as Usinas Nucleares são as usinas que ocupam menos espaço. 

            Desvantagens das Usinas Nucleares:

®     Embora não gere CO2, as Usinas Nucleares geram muito lixo radioativo, este lixo não pode ser simplesmente jogado for a, tem que ser enterrado em caixas de concreto;
®     Usinas Nucleares defeituosas podem explodir e libertar uma grande quantidade de radiação ao seu redor, causando câncer em humanos e mantendo plantas e animais;
®     O processo de beneficiamento do Urânio (pegar o metal e transformar em combustível) não é um processo limpo;
®     Usinas Nucleares modificadas podem ser usadas para fabricar Bombas atômicas;
®     Usinas nucleares são caras.

Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário