sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ônibus Espacial

            É o veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador e nave para suas missões tripuladas. Ele tornou-se o sucessor da nave Apollo usada durante o Projeto Apollo. O ônibus voou pela primeira vez em 1981.
            O projeto de construção espacial reutilizáveis remonta a 1975, quando foram feitos os primeiros testes de um protótipo acoplado a um avião Boeing 747 adaptado a testes de vôo a grande altura. O objetivo foi testar à aerodinâmica e a manobrabilidade do ônibus espacial.

            Foram construídas cinco naves operantes deste tipo chamadas Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour, que cumpriram diversas missões no espaço. Destas apenas a Discovery, a Atlantis e a Endeavour ainda existem, já que as outras duas acabaram destruídas em acidentes que se tornaram célebres tragédias na história da exploração espacial, mas apenas a Atlantis está operacional, com sua última missão prevista para Julho de 2011, pois Discovery e a Endeavour já encerraram gloriosamente suas vidas úteis prolongadas.
            O ônibus espacial é constituído por três partes, o veículo reutilizável, um tanque externo e dois foguetes propulsores de combustível sólido. Este é operado por motores traseiros e quarenta e quatro mini-jatos de controle de órbita. A decolagem é feita na vertical, auxiliada pelos foguetes e pousa como um avião.
            O lançamento feito da mesma maneira que os foguetes numa plataforma móvel, com o veículo na posição vertical preso ao tanque de combustível líquido central que por sua vez é preso aos dois foguetes laterais. Quando o ônibus atinge 45 km de altitude, os dois foguetes propulsores se separam do tanque principal central e pousa no mar, mas com três pára-quedas em cada foguete, pousando com relativa suavidade para em seguida serem recuperados por navios que os rebocam de volta à base através de longos cabos. Já o tanque central de pouco mais de 700 toneladas, ao chegar a 110 km da superfície, quando o combustível deste se esgota, este tanque externo separa-se da nave sendo descartado, este não é reutilizado, pois se destrói completamente na operação de reentrada na atmosfera, sendo necessário à construção de um novo tanque para cada lançamento.
            Peso comparativo do ônibus espacial é noventa e nove toneladas em média, peso considerado durante o retorno.

Karine Andreola

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