sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Telescópio Espacial Hubble

             É um satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha, foi lançado pela agência espacial estadunidense, NASA em vinte e quatro de abril de 1990, a bordo do Vaivém Espacial, este telescópio já recebeu várias visitas espaciais da NASA para a manutenção e para a substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.
            O telescópio Espacial Hubble é a primeira missão da NASA pertencente aos grandes observatórios espaciais, consistindo numa família de quatro observatórios orbitais, cada um observando o Universo em um comprimento deferente de onda, como a luz visível, raios gama, raios-X e o infravermelho. Pela primeira vez se tornou possível ver mais longe do que as estrelas da nossa própria galáxia e estudar estruturas do Universo até então desconhecidas ou pouco observadas. O Hubble de uma forma geral deu à civilização humana uma nova visão do Universo e proporcionou um salto equivalente ao dado pela luneta de Galileu Galilei no século XVII.
            Desde a concepção original em 1946, a iniciativa de construir um telescópio espacial sofreu inúmeros atrasos e problemas orçamentais. Logo após o lançamento para o espaço, o Hubble apresentou uma aberração esférica no espelho principal que parecia comprometer todas as potencialidades do telescópio. Porém a situação foi corrigida numa missão especialmente concebida para a reparação do equipamento em 1993, o telescópio tornou-se uma ferramenta vital para a astronomia. Imaginado nos anos 40, projetado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990 o telescópio espacial Hubble foi batizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a astronomia ao constatar que o Universo estava se expandindo.
            A história do Hubble pode ser rastreada até 1923 quando Hermann Oberth publicou o foguete no Espaço Planetário onde mencionou como um telescópio poderia ser lançado em órbita da Terra por um foguete.
http:pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_espacial_Hubble
Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário