sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Computador

            As primeiras máquinas surgiram quando o inventor escocês John Napier, inventor dos logaritmos, criou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.
            A primeira máquina de verdade foi construída por Ediin, sendo capazes de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Mas esta máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, e recentemente foram encontradas algumas documentações sobre ela.
            A máquina Pascal, foi criada com o objetivo de ajudar a computar os impostos em Rouen e na França. O projeto de pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz em (1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que um dia, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.
            Todas essas máquinas estavam longe de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis e a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.
            A ideia de Jacquard atravessou o canal da mancha, onde inspirou Charles Babbage (1792-1871),um professor de matemática de Cambridge a desenvolver uma máquina de teces números, uma máquina de calcular números onde a forma de calcular pudesse ser controlada por cartões.
            Tudo começou com a tentativa de desenvolver uma máquina capaz de calcular polinômios por meio de diferenças, a ideia de Jacquard fez com que Babbage imaginasse uma nova e mais complexa máquina, chamada de o calculador analítico, extremamente semelhante ao computador atual.
            Sua parte principal seria um conjunto de rodas dentadas, o moinho, formando uma máquina de soma com precisão de cinqüenta dígitos, as instruções seriam lidas de cartões perfurados. Os cartões seriam lidos em um banco de mil registradores, cada um deles seria capaz de armazenar um número de cinqüenta dígitos, que poderiam ser colocados lá por meio de cartões a partir do resultado de um dos cálculos do moinho.
            O próximo avanço dos computadores foi feito pelo americano Herman Hollerith (1860-1929), que inventou uma máquina capaz de processar dados baseados na separação de cartões perfurados.    
            O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910-1995). Em1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.
            Mas foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores atuais. A Marinha Americana, em conjunto com a Universidade de Harvard desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I conseguia multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos, e ocupava aproximadamente cento e vinte metros cúbicos.
            Simultaneamente em segredo, o exército Americano, desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator, capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo.
            Portanto o nosso Computador de hoje é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigorosos, utilizado na teoria da computação.
            Mas hoje em dia os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação, isto é, o que muitas pessoas consideram como computador. Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.    

Joel Briansini

Nenhum comentário:

Postar um comentário