quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Big Bang


            O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo Big Bang, para se referir à idéias de que o universo esta originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado, e desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.
            Em 1927 o padre Georges Lemaître derivou independentemente as equações de Friedmann a partir das equações de campo de Einstein e propôs que os desvios espectrais observados em nebulosas se deviam à expansão do universo, que por sua vez seria o resultado da explosão de um átomo primordial.
            A teoria do Big Bang grande explosão tornou-se a explicação da expansão do universo desde suas origens no tempo. Segundo essa teoria, o universo surgiu há pelo menos 13,7 bilhões de anos, a partir de um estado inicial de temperatura e densidade altamente elevadas. Embora essa explicação tenha sido proposta na década de 1920, sua versão atual é da década de 1940 e deve-se, sobretudo ao grupo de George Gamow que deduziu que o Universo teria surgido após uma grande explosão resultante da compressão de energia.
            A teoria mais aceita para a origem do universo propõe que ele seja o resultado de uma grande explosão, logo após a qual a matéria estava extremamente densa, comprimida e quente. Essa matéria primordial era composta, principalmente de partículas elementares como quarks e elétrons. À medida que ela ia se expandindo e esfriando, os quarks se uniam formando partículas maiores chamadas hádrons, os quais podem conter três quarks (bárions) ou dois (mésons). Os prótons e nêutrons formados se agrupavam em núcleos e os elétrons eram capturados em órbitas em torno dos núcleos formando átomos.
            Os núcleos maiores e mais pesados foram criados no interior de estrela, as quais por sua vez se formaram pela aglomeração de grandes quantidades da matéria primordial. As substâncias químicas foram criadas pela aglomeração dos átomos em moléculas e finalmente os seres vivos originaram-se do agrupamento de vários tipos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário