quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lâmpada

               A lâmpada elétrica incandescente foi invenção do norte Americano Thomas Edison, em 1878, O desafio de Edison era encontrar um filamento de ficasse incandescente durante passagem da corrente elétrica. Para isso, cobriu os experimentos com um bulbo de vidro, que isolaria mais facilmente o oxigênio, fazendo a combustão mais rápida. Após inúmeras tentativas, Edison finalmente chegou a experiência que utilizava os algodões carbonizados, que em certo nível de aquecimento, são capazes de produzir luz, e foi esta que ficou acessa por mais de 40 horas seguidas e ininterruptas.
            Com a invenção da lâmpada, a luz dos lampiões a gás passou aos poucos a ser substituída por pequenas redes elétricas de iluminação, limitadas inicialmente aos centros urbanos. Assim inaugurou-se uma nova época: a da utilização da eletricidade como energia economicamente viáveis, pois antes as necessidades da luz eram restritas, embora houvesse aplicação nas comunicações e na metalurgia.
            A primeira demonstração pública da invenção do sistema de Edison foi em dezembro do mesmo ano, quando o laboratório Menlo Park ganhou um sistema complexo de energia. Não satisfeito, Edison passou os próximos anos desenvolvendo sistemas para o setor. Influenciado profundamente pela vida moderna, criou também a vitrola e a câmera de cinema. Durante sua vida teve mais de 1093 patentes e divulgou diversas de suas invenções em público.

Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário