sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fator RH

            É um dos dois grupos de antígenos eritrocitários de maior importância clínica, estando envolvidos nas reações transfusionais hemolíticas e na Doença Hemolítica do Recém-Nascido (DHRN ou Eritroblastose fetal). Sua determinação, juntamente com a dos antígenos pertencentes ao sistema ABO, no procedimento laboratorial denominado Tipagem sanguínea (ABO e Rh), é obrigatória antes de qualquer transfusão sanguínea.
            Levin e Stone em 1939 relataram o caso de um feto natimorto. Após Landsteiner e Wiener em 1940 descreveram um anticorpo produzido no soro de coelhos e cobaias. Assim Wiener e Peters em 1940 aproximaram as duas observações, determinando tratar-se do mesmo antígeno. Os indivíduos que apresentavam o fator Rh passaram a ser designados Rh+, o que geneticamente acreditava-se corresponder aos genótipos RR ou Rr. Os indivíduos que não apresentam o fator Rh foram designados Rh- e apresentavam o genótipo rr, sendo considerados geneticamente recessivos.
            Os antígenos do sistema Rh são de natureza glicoproteica, de grande variabilidade. Com o avançar das pesquisas, o sistema se revelou na prática bem mais complexo do que a tipificação simplesmente em Rh Positivo e negativo. Hoje se conhecem mais de 40 antígenos diferentes pertencentes a este sistema.
            Não existem anticorpos naturais no sistema Rh, sendo os anticorpos presentes apenas nos indivíduos sensibilizados por inoculação prévia. A inoculação pode ocorrer por episódios de transfusão incompatível ou, na mulher, devido à introdução no sangue materno da mãe Rh negativo, de hemácias provenientes de uma gravidez ou aborto de filho Rh positivo. Esta condição é conhecida como Doença Hemolítica do Recém-Nascido (DHRN) ou Eritroblastose fetal, e pode ser fatal ao feto. Portanto toda mulher com Rh negativo grávida de um pai Rh positivo deve tomar medidas especiais para evitar ser sensibilizada.
            A respeito de transfusões no sistema Rh tem três situações que descrevem os fenômenos encontrados na quase totalidade das situações clínicas, sendo elas:
®   Os pacientes de Rh negativo representam em torno de 15% dos receptores, estes tipos de pacientes recebem sangue RH negativo, e podem doar para qualquer tipo.
®   Pacientes RH negativos, CDE positivo perfazem menos de 1% dos indivíduos. Devem receber sangue RH negativo, mas seu sangue ordinariamente é doado a receptores positivos.
®   Os pacientes de Rh fraco são equiparados aos pacientes de Rh positivo, considerando-se haver uma diferença apenas quantitativa na expressão de seu antígeno.  Juntos, perfazem o total de aproximadamente 85% dos indivíduos. Podem receber sangue de qualquer tipo, mas doam apenas aos pacientes Rh positivo ou fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário