sexta-feira, 5 de agosto de 2011

GPS

            É um sistema eletrônico de navegação civil e militar que emitem coordenadas em tempo real e é alimentado por informações de um sistema de vinte e quatro satélites chamado Navstar e controlado pelo DoD (Departaento of Defence) dos Estados Unidos.
            O GPS era um projeto militar dos Estados Unidos chamado de Navstar e que foi criado na década de 1960, mas que só foi considerado completo em 1995, depois de trinta e cinco anos de trabalho que custaram dez bilhões de dólares aos cofres americanos. Já que o GPS foi em primeiro lugar um sistema de defesa, ele foi projetado para ser inacessível a interferências. Então podemos esperar que seja um sistema bastante robusto.
            A revolução causada pelo GPS na geografia é comparável a revolução da descoberta do continente americano que ampliou o mundo conhecido até então. Com o GPS é possível estabelecer a posição praticamente exata, com margem de erro mínima de um metro, de qualquer ponto do planeta a qualquer momento. Alguns receptores super-acurados conseguem chegar depois de alguns dias a uma precisão de até dez milímetros utilizando-se de técnicas de processamento específicas.
            O GPS basicamente funciona com uma constelação de vinte e quatro satélites que orbitam a terra duas vezes por dia, emitindo sinais de rádio a uma dada freqüência para receptores localizados na terra, que podem ser até portáteis.
            Cada satélite identificado por um código pseudo-randômico de um a trinta e dois, emite um sinal que contém o código CA (geral), o código P (de precisão) e uma informação de status (dia, hora, mês) que são recebidos pelo receptor, embora os receptores de uso civil recebam apenas o código CA emitido em uma freqüência garantindo maior precisão.

Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário