sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Homem na Lua

            O primeiro ser vivo no espaço não foi um homem, mas a cadela russa Laika originalmente chamada Kudiavka, ela subiu ao espaço em três de novembro de 1957 a bordo da nave espacial Sputnik II.
            Yuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço em um vôo orbital de quarenta e oito minutos a bordo da nave Vostok I. O vôo de Gagarin ocorreu em 12 de abril de 1961.

            O lançamento da Sputnik e a coloração do primeiro homem no espaço devem-se ao talento do engenheiro soviético Sergei Korolev, o engenheiro chefe do programa espacial soviético, que conseguiu convencer Nikita Khrushchov, na época o lidere da URSS, a investir no programa espacial. Foi ele quem primeiro teve a ideia de levar homens à Lua.
            Quatro meses após o lançamento da Sputnik I, os Estados Unidos responderam com seu primeiro satélite o Explorer I em 31 de janeiro de 1958.
            Em julho de 1958 é criada a agência espacial dos Estados Unidos, a NASA responsável por coordenar todo o esforço estadunidense de exploração espacial e administrar o programa espacial dos Estados Unidos.
            A bordo da nave Apolo XI em 16 de julho do mesmo ano.
            Como comandante da ApoloXI, Armstrong pilotou o módulo lunar com Aldrin, enquanto Collins permaneceu no outro módulo em órbita lunar. Por quase duas horas e meia, os dois coletaram amostras do solo lunar, fizeram experimentos e tiraram fotografias.
            A corrida espacial e a conquista da Lua foram um épico moderno recheado de aventura, perigo e emoção. Milhões de pessoas acompanharam pela televisão os passos desta aventura e vibraram com a chegada do homem na Lua, uma das maiores realizações da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário