sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Máquina de Lavar Roupa

            Várias tentativas de se conseguir uma máquina de lavar roupas eficientes, à partir da revolução industrial, foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691.
            Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século vinte, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906, pela primeira vez, ao norte-americano A. J. Fische, que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor.
            Máquina de lavar ou lavadora é uma máquina projetada para limpeza de roupas. Geralmente o termo é empregado para equipamentos que usam água como meio principal de limpeza. Consiste basicamente num recipiente que se enche de água e no qual um sistema mecânico agita as peças de roupa a serem lavadas.
            As máquinas modernas são fabricadas em dois modelos básicos, com abertura frontal ou abertura superior. As com abertura superior, mais popular nos Estados Unidos, Austrália, Brasil e parte da Europa, recebem a roupa em um cilindro montado verticalmente, com um agitador central e tem a tampa por cima. As máquinas com abertura frontal, mais populares na Europa e no Oriente Médio, possuem um cilindro montado horizontalmente, sem agitador central, mas com a porta estanque e com visor de vidro.
            Ambos os modelos tem a capacidade de lavar automaticamente, propelidos por motor elétrico, executando ciclos de lavagem, enxágüe, centrifugação e pré programados de acordo com o tipo de roupa.
            O uso de componentes eletrônicos digitais atualmente substitui complexos sistemas mecânicos usados anteriormente para controlar a lavagem, ligadas a um ponto de força elétrica, um ponto de entrada de água e uma saída para a água servida, com timer programável e depósito de sabão e amaciante, trabalham sem supervisão, lavando, enxaguando e retirando o excesso de água por centrifugação.
            Algumas máquinas mais modernas também secam a roupa com ar quente após a lavagem, podem ainda ter seu comando eletrônico ligado a uma rede de computadores, permitindo acompanhamento e comando pela Internet.

Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário